top of page

Atentado às Torres Gêmeas reveja alguns detalhes

  • ÀÚltimas
  • 11 de set. de 2024
  • 1 min de leitura

Os atentados de 11 de setembro de 2001, que causaram a morte de 3.000 pessoas nos EUA, completam 23 anos.

Em 11 de setembro de 2001, o mundo testemunhou um dos ataques terroristas mais devastadores da história. Naquele dia, a rede terrorista Al-Qaeda realizou uma série de atentados coordenados contra os Estados Unidos, resultando na morte de cerca de 3.000 pessoas e deixando um impacto profundo e duradouro.


Quatro aviões comerciais foram sequestrados por terroristas. Dois desses aviões foram direcionados para as icônicas Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York. O impacto dos aviões e os subsequentes incêndios causaram a queda das torres, que desabaram em poucas horas, deixando um cenário de destruição e caos.


O terceiro avião foi lançado contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Arlington, Virginia. O quarto avião, Voo United 93, caiu em um campo na Pensilvânia depois que os passageiros tentaram retomar o controle dos sequestradores.


Os ataques não apenas provocaram uma tragédia imediata e imensa, mas também desencadearam uma série de mudanças geopolíticas e de segurança global. A resposta dos EUA incluiu a Guerra ao Terror e a invasão do Afeganistão, e as políticas de segurança interna foram significativamente reavaliadas e reforçadas.


À medida que se completam 23 anos desde aquele dia trágico, o 11 de setembro continua a ser um momento de reflexão e memória. O impacto desses eventos é sentido até hoje, moldando a política internacional, a segurança nacional e a forma como o mundo encara a ameaça do terrorismo.

 
 
 

Comentários


bottom of page